Mais de 30 casos de tuberculose foram diagnosticados no município em 2016

Por Redação
2 Min

Trinta e três casos da Tuberculose foram diagnosticados em 2016 no município de Candeias. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (23) pela Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a Bahia é o 3º estado com maior número de casos registrados da doença no país e o 1º na região Nordeste. Mais de 4.500 casos novos de tuberculose são diagnosticados no Estado, destes, apenas 61,8% são curados e o abandono de tratamento chega a 6,1%. “Vale ressaltar que a descoberta precoce do caso, o diagnóstico correto e o tratamento completo dos doentes com baciloscopia positiva são tidos como uma das principais medidas de controle da tuberculose na comunidade”, ressalta a coordenadora do Programa de Tuberculose do município, Eliane Moreira.

Para alertar a população com relação à doença, diversas ações serão realizadas pelo país em mobilização pelo Dia Mundial de Mobilização e Luta contra a Tuberculose, celebrado nesta sexta-feira (24).  A campanha, este ano, tem como tema é “Unidos pelo fim da Tuberculose”.

tuberculose

A Doença

A Tuberculose é uma doença contagiosa, causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões. Os sintomas mais comuns da doença são: tosse persistente produtiva (muco e eventualmente sangue) ou não, febre, sudorese noturna e emagrecimento.

Ainda de acordo com a coordenadora, “a pessoa que apresentar tosse com ou sem catarro por mais de três semanas deve procurar imediatamente a unidade de saúde do seu bairro”.

TAGGED: , ,
Compartilhe Isso
- Advertisement -