Mais de 30 câmeras de segurança não funcionam no município

Por Redação
3 Min

Mais de 30 câmeras de videomonitoramento não estão funcionando no município de Candeias. Os equipamentos são utilizados para o reforço da segurança da cidade. Segundo informações da Baiana FM, as 36 câmeras estão paralisadas há mais de um mês e que a Prefeitura de Candeias era responsável pela manutenção dos equipamentos. Algumas câmeras ainda funcionavam precariamente, mas uma queda de energia, na última terça-feira (31), paralisou todos os equipamentos.

Central de Videomonitoramento Candeias
Central de Videomonitoramento Candeias: Foto: Prefeitura

O comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (10ª CIPM), major Paulo César Nunes, informou que houve uma reunião entre o comando e o prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina para discutir o problema, mas que aguarda o posicionamento da prefeitura. “Isso já foi passado para o prefeito que se mostrou bastante preocupado com a situação e nos deu a informação de que vai emendar esforços para já de modo resolver a situação das câmeras”, explicou o major Nunes, em entrevista ao programa Fala Comigo desta sexta-feira (3).

Ele disse ainda que o videomonitoramento é importante para a segurança dos moradores. “Nós precisamos das câmeras de videomonitoramento porque ajuda bastante a companhia. A gente tendo esse sistema a gente pode fazer verificações porque fica na sala de rádio e quando tem algo de momento o operador de rádio já de imediato aciona uma viatura”, reiterou.

Inaugurada em 14 de agosto de 2013, a Central de Videomonitoramento de Candeias tem apresentado resultados positivos tanto na prevenção como na repressão a delitos, além de ajudar a elucidar diversos crimes. Esses resultados foram informados pela 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, num balanço de onze meses de atividade, apresentado no mês de agosto na Câmara de Vereadores.
O sistema de videomonitoramento conta com 36 câmeras de alta resolução em HD. As imagens chegam à Central de Videomonitoramento, que possui 10 monitores profissionais HD e rádios de transmissão de última geração, onde policiais e agentes municipais acompanham em tempo real. Ao perceberem qualquer atividade ilícita ou suspeita, acionam os policiais das viaturas, que chegam ao local do crime com mais agilidade e eficiência.
Ao saberem do videomonitoramento e do seu efetivo benefício, os cidadãos se sentem muito mais seguros. Já os meliantes, ao saberem que estão sendo observados por policiais, tendem a se sentir inibidos de atuar.

Com Informações da Baiana FM

 

Compartilhe Isso
- Advertisement -