Osteoporose pode ser evitada com hábitos simples, alerta especialista

Por Redação
5 Min
Alimentação antes dos 30 anos pode influenciar no contágio de osteoporose depois dos 60 (Foto: Ilustração)
Alimentação antes dos 30 anos pode influenciar no contágio de osteoporose depois dos 60 (Foto: Ilustração)

O próximo dia 20 de Outubro (quinta-feira) celebra-se o “Dia Mundial da Osteoporose”, doença extremamente perigosa para os idosos e que pode levar até a morte. Por isto, o Varela Notícias consultou médicos para mostrar uma das maneiras que a enfermidade pode ser evitada e como a pessoa pode não adquiri-la de maneira precoce. Alimentação saudável, exercícios físicos e até mesmo tomar sol durante a juventude pode retardar os sintomas.

Continua depois da Promoção

O endocrinologista Dr. Osmário Salles falou sobre o que é a osteoporose. “Quando você tem uma diminuição da parte óssea você chama de osteoporose. Osteoporose é um problema muito sério de saúde. É uma doença que mata muito a pessoa idosa. Quando dizem na brincadeira que idoso morre de queda, isso é verdade. Uma queda que provoque a fratura de um fêmur ou de uma bacia pode levar a morte imediata de 50% dos idosos, 25% morrem depois por consequência da fratura e apenas 25% não morrem por isto, porém ficam com sequelas”, alerta o especialista.

Salles também fala da importância da alimentação para que a osteoporose possa ser evitada. “Até os 30 anos, nós ganhamos tudo, nós ganhamos osso e ganhamos músculo e, para a gente ganhar uma massa óssea boa e uma massa muscular boa, nós temos que ter uma alimentação sadia, um mililitro de leite tem um miligrama de cálcio e é importante ingerirmos alimentos ricos em leite como, iogurtes e queijos, e que sejam pobres em gorduras e em açúcares. Combinado com exercícios físicos regulares, esta criança vai adquirir uma massa óssea boa… Até porque, depois dos 30 anos perdemos, em média, cerca de 0,5 até 1% da massa óssea por ano. Depois dos 60 a situação só piora, você perde de 1% até 1,5% da massa óssea por ano… Por isso, é importante que se adquirir uma massa óssea boa até os 30 anos de idade, para que quando comece a perder, os danos não sejam tão drásticos”, explica o endocrinologista.

Publicidade

Além de todo esse problema da osteoporose, uma alimentação não saudável pode fazer com que outra doença se desenvolva e possa agravar ainda mais o problema da osteoporose. “Outra doença que pode atingir o ser humano que não se alimentar de maneira correta até os 30 anos é a sarcopenia, que é a perda de massa muscular, o que faz com que o idoso sofra a queda e faz com que ele tenha a fratura devido a osteoporose e possa vir a óbito”, afirma o médico.

Continua depois da Promoção

Apesar da importância do cálcio para fortificar o osso ser fundamental, outros nutrientes são fundamentais para que a osteoporose precoce seja evitada. “Ingestão de gorduras e açúcares em excesso ajudam no enfraquecimento do osso, faz a pessoa engordar e perder massa muscular, fazendo com que o osso fique mais fraco. Ingerir uma boa quantidade de proteínas, vitaminas e sais minerais, e também como de cálcio, magnésio e o zinco também são fundamentais para o fortalecimento do osso”, disse doutor Osmário.

Por fim, o especialista faz uma recomendação para que a osteoporose seja evitada. “Procedimentos como realização de exercício físico, tomar sol e ter uma alimentação balanceada são fundamentais para ter uma massa óssea boa, uma massa óssea forte. Até porque quando você adquire isso cedo, depois dos 30 anos, a perda não será tão drástica e vai lhe dar qualidade de vida para que você não tenha osteoporose na casa dos 70 anos”, finaliza o endocrinologista.

Na Bahia existe um local especializado para o tratamento adequado e realização de medicamentos para os portadores da osteoporose que é o CREASI – Centro de Referência de Atenção à Saúde do Idoso, localizado no bairro do Iguatemi, em Salvador.

Por Varela Noticiais

Compartilhe Isso
- Advertisement -