Comissão do Impeachment começa a trabalhar hoje

Por Redação
3 Min

O Senado Federal elegeu na segunda-feira (25) os parlamentares que irão compor a comissão especial responsável por analisar o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Continua depois da Promoção

Os senadores aprovaram, por meio de eleição, uma chapa com os 21 titulares e 21 suplentes do colegiado. A comissão se reune já nesta terça-feira (26) para eleger o presidente e definir o relator dos trabalhos. Os indicados para as funções são, respectivamente, o peemedebista Raimundo Lira (PB) e o tucano Antonio Anastasia (MG).

Dos 21 titulares da comissão eleitos nesta segunda-feira, apenas cinco têm voto declaradamente favorável à permanência de Dilma no cargo. A comissão emitirá um parecer que deve ser votado pelo plenário do Senado no dia 12 de maio, quando, se assim entender a maioria simples dos senadores, a presidente pode ser afastada por até 180 dias.

Renan rejeita tentativa de suspender julgamento

Continua depois da Promoção

Renan Calheiros 01Logo no início da sessão da segunda-feira, um grupo de senadores independentes apresentou questionamento ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), pedindo que o julgamento de Dilma Rousseff seja suspenso até a Câmara apreciar o pedido de autorização para processar o vice-presidente Michel Temer.

A intenção do grupo era de que a presidente e o vice fossem julgados em conjunto, pedido rejeitado por Renan.

Relatoria

Antes da sessão desta segunda-feira, senadores do PT reuniram-se com o presidente do Senado para transmitir “preocupações” em relação à indicação do senador tucano Antonio Anastasia (MG), muito próximo do presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, para a relatoria do processo na comissão especial.

“O ideal seria que o próprio PSDB reconhecesse a incoveniência”, disse o senador Humberto Costa (PT-PE), líder do governo na Casa, apontando uma “articulação” comandada por Aécio, derrotado nas urnas em 2014, para direcionar os trabalhos da comissão por meio de Anastasia.

O senador Aécio Neves rebateu as críticas petistas e afirmou que o partido cumpriu a prerrogativa regimental de indicar um nome por integrar o segundo maior bloco na Casa. Sobre a proximidade com o indicado para relatar os trabalhos, o mineiro afirmou que fica “muito feliz por esse ser o único defeito que encontraram no senador Anastasia”.

Compartilhe Isso
- Advertisement -