Hemoba lança campanha de abastecimento do estoque de sangue para o Carnaval

Por Redação
4 Min
Hemoba realiza campanha para doação de sangue.
Hemoba realiza campanha para doação de sangue.
Foto: Camila Souza/GOVBA

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lançou a campanha para captação de bolsas de sangue para o Carnaval de 2017. O objetivo da campanha é reforçar o estoque e garantir o atendimento das possíveis demandas emergenciais durante o período da folia.

Continua depois da Promoção

Considerada uma das maiores festas populares do mundo, o Carnaval sempre garante uma grande movimentação de pessoas nas ruas e nas estradas. Em decorrência do alto fluxo de foliões e viajantes, a Hemoba chama atenção para o risco iminente de acidentes, que geram a necessidade de atendimento rápido.

A diretora de hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana, reforça que pode haver um aumento da demanda de sangue durante as festas populares. Por este motivo, a fundação aquece as campanhas para mobilização de doadores. “A nossa necessidade é grande. A Hemoba atende a todo o estado da Bahia. Porém, neste período, experimentamos uma redução nas doações porque as pessoas viajam, estão de férias. Então, toda bolsa de sangue coletada representa esperança e a chance de salvar até quatro vidas”.

Na próxima segunda-feira (6), as turmas da FitDance e FitDance Kids, que possuem mais de três milhões de inscritos nos canais do YouTube, vão promover uma ‘Aulinha de Carnaval’ para as crianças do ambulatório da Hemoba. A ação, que acontece no auditório do hemocentro coordenador da Fundação Hemoba, das 8h30 às 11h, terá participação das crianças do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) e do Hospital Martagão Gesteira.

Continua depois da Promoção

Desde o início do ano, os estoques da Hemoba estão em níveis críticos. A fundação precisa com urgência de doadores de sangue do tipo B-, AB-, O- e O+. O estoque do A- está em alerta, já os tipos A+, B+ e AB+ estão estáveis. A instituição lembra que a posição do estoque é variável de acordo com os pedidos dos hospitais e unidades de saúde. Os interessados em doar podem procurar qualquer unidade de coleta da Hemoba na capital ou no interior do estado.

Em Salvador, o hemocentro coordenador fica localizado na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE) e recebe os candidatos à doação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. No sábado, o atendimento é das 7h30 às 12h30. Os endereços e horários de funcionamento de todas as unidades estão disponíveis no site da Hemoba.

Critérios de doação

Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto; pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior); não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação; e ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

Compartilhe Isso
- Advertisement -