Sobe para 22 os casos de doença misteriosa que está atacando os baianos

Por Redação
2 Min
Sobe para 22 os casos de doença misteriosa que está atacando os baianos
Foto: ilustração

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), divulgou nota no fim da tarde, esclarecendo à população que, até a manhã desta terça-feira(20), foram notificados 22 pacientes com sintomas de dor muscular intensa, de início súbito, acometendo, principalmente, a região cervical (pescoço), ombros, costas, coxas e/ou panturrilhas. Todos os pacientes residem na capital, sendo que 14 relataram o consumo de peixe, enquanto oito não se recordam ou não consumiram peixe.

Continua depois da Promoção

Diz a nota que está em curso um processo de investigação que reúne profissionais da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Ambiental, bem como os técnicos do Laboratório Central do Estado (Lacen). Esclarecemos que até o momento o Lacen não coletou quaisquer amostras de alimentos, pois os casos foram notificados tardiamente.

Alertamos que a população deve procurar imediatamente uma unidade de saúde caso apresente os sintomas citados. Todas as unidades de urgência e emergência estão orientadas a notificar imediatamente os casos suspeitos de Mialgia Aguda, o que possibilita acelerar o processo de investigação.

A doença

Continua depois da Promoção

Desde a semana passada, várias pessoas procuraram hospitais de Salvador e de Valença, no Baixo Sul do estado, com queixas idênticas e, depois de alguns exames, os médicos desconfiaram de problemas relacionados ao consumo de peixe vindos ou consumidos em Guarajuba, no litoral Norte. É que algumas famílias que foram atingidas com os sintomas, disseram ter consumido o mesmo tipo de peixe e a seguir, tiveram que buscar ajuda médica.

Compartilhe Isso
- Advertisement -