Ford anuncia PDV para demissão de 2 mil funcionários

Por Redação
2 Min

A Ford anunciou nesta segunda-feira, 14, um Plano de Demissão Voluntária (PDV) para os funcionários da fábrica da montadora em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O projeto faz parte dos planos da empresa de encerrar o terceiro turno de produção (noturno) a partir de março do ano que vem.

A medida prevê a demissão de cerca de 2 mil funcionários, sendo 45% da Ford e os demais referentes às empresas sistemas que produzem peças no complexo automotivo baiano, conforme informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari.

Fachada sede da Ford em Camaçari
Fachada sede da Ford em Camaçari

A entidade ainda tenta negociar com a montadora outras medidas alternativas às demissões, como a concessão de férias coletivas a partir de fevereiro e a instituição do lay-off (suspensão dos contratos de trabalho), em que a empresa só arcaria com o pagamento de 30% dos salários, sendo o restante integralizado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

 De acordo com a nota divulgada pela Ford, os funcionários interessados em aderir ao PDV terão que fazê-lo no período de 4 a 15 de janeiro de 2016. A empresa explica que as demissões voluntárias são fruto da "necessidade de ajustar a produção à demanda de mercado". A nota não menciona se as demais medidas sugeridas pelo sindicato também serão adotadas.

"Estamos vendo o PDV como um sinal de que a empresa tem se mostrado sensível às propostas do sindicato e esperamos que também as férias coletivas e o lay-off sejam adotados", afirmou Júlio Bonfim, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari.

Continua depois da Promoção

A entidade ameaça promover paralisações, caso o PDV não alcance as metas previstas pela empresa e os funcionários sejam demitidos, sem a avaliação das demais alternativas propostas pela categoria.

A Ford emprega atualmente cerca de 4.500 funcionários, sendo responsável pela geração de outros 6 mil postos de trabalho das chamadas empresas sistemistas do complexo.

Compartilhe Isso
- Advertisement -