Túmulo de Jesus Cristo é aberto pela primeira vez desde 1555

Por Redação
2 Min
A placa de mármore que cobre o o local foi retirada pela primeira vez desde 1555 d.C. DUSAN VRANIC/ NATIONAL GEOGRAPHIC
A placa de mármore que cobre o o local foi retirada pela primeira vez desde 1555 d.C. DUSAN VRANIC/ NATIONAL GEOGRAPHIC

Foi aberta pela primeira vez desde 1555, a câmara em que o corpo de Jesus Cristo teria sido colocado após a crucificação segundo a tradição cristã. O local sagrado que fica no subterrâneo da Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, capital de Israel, vai passar por trabalhos de restauração.

Continua depois da Promoção

As autoridades religiosas responsáveis pelo local deram à equipe apenas 60 horas para explorar o interior da edícula. Ao final desse período ela deverá ser selada para evitar possíveis infiltrações durante o trabalho de reforço das estruturas. As informações são da Revista Galileu Galilei.

A publicação conta que o messias cristão foi colocado em uma espécie de prateleira cavada nas paredes de uma caverna calcária chamada “cama funerária”. Até uma série recente de análises preliminares, não se sabia se as paredes da estrutura geológica haviam resistido a dois milênios de isolamento, mas equipamentos capazes de “enxergar” o subterrâneo comprovam que o local está de pé e tem cerca de dois metros de altura.

De acordo com o jornal O Globo, abaixo de uma primeira placa de mármore havia uma quantidade inesperada de material de preenchimento e uma segunda placa — que não era conhecida por historiadores e provavelmente foi posta ali no século 12. Os pesquisadores da National Technical University já sabem que essa ainda não é a última laje antes da caverna em si.

Continua depois da Promoção

Não só a tumba será restaurada, mas toda a área central da Igreja do Santo Sepulcro, que não é reformada desde 1810, quando foi atingida por um incêndio. Os pesquisadores afirmaram em entrevista à National Geographic que farão o possível para disponibilizar os dados da pesquisa e permitir que qualquer um explore o local “como se estivesse lá dentro”

Informações Agora na Bahia

Compartilhe Isso
- Advertisement -