10 alimentos que ajudam a prevenir o câncer de próstata

Por Redação
4 Min
© DR
© DR

A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino e que contribui para a formação da testosterona e do esperma. Encontra-se na parte inferior da bexiga e dispõe-se, em anel, contornando o canal uretral, com comunicação com os testículos.

Continua depois da Promoção

Quando a próstata ‘adoece’, não é apenas a função sexual que fica afetada; o câncer torna-se uma situação real e temida por muitos homens. O câncer de próstata ou neoplasia da próstata é um tumor que surge no encapsulamento da próstata.

Segundo a Associação Portuguesa de Doentes da Próstata, esta é “uma patologia assintomática de evolução muito lenta e que tende, em adiantada fase do seu crescimento, a lançar metástases que irão afetar outros órgãos, como os pulmões e a estrutura óssea, em particular os ossos da bacia ou da coluna”.

Como acontece com tantos outros tumores, a alimentação pode prevenir ou ajudar na cura da doença. Existem alimentos que, segundo a ciência, são capazes de prevenir o aparecimento da doença.

Continua depois da Promoção

No caso do câncer de próstata, diz o site da FOX News, dez alimentos possuem um poder preventivo da doença. A maioria é de origem vegetal, uma vez que o mais recente estudo sobre a ligação entre a dieta e o câncer de próstata concluiu que os homens que seguem uma dieta vegan são 35% menos propensos a desenvolver a doença.

Os vegetais crucíferos (como os brócolis, a couve-flor, o repolho e a couve) são os primeiros destaques da publicação por serem ricos em antioxidantes e detentores de um baixo nível de carboidratos, dois fatores que ajudam na proteção do câncer.

O salmão é outro alimento que deve ser levado em conta, como coloca na nutricionista Lisa Cimperman, que inclui ainda a escolha do naturopata Geo Espinosa: as castanhas do Brasil (ou castanha do Pará), um fruto seco rico em selênio, um dos minerais mais importantes para a saúde da próstata.

Por serem ricos em carotenóide, os tomates são também um alimento que previne o câncer da próstata, tendo a ciência já provado que dez doses de tomate por semana reduz o risco da doença em 18%.

As nozes - conhecidas por reduzirem os níveis do hormônio IGF-1 - são também uma excelente opção, tal como os frutos vermelhos, que além de terem antioxidantes, possuem baixos níveis de carboidratos e açúcar, ajudando a reduzir o risco da doença em 26%.

Geo Espinosa destaca ainda o café pelo poder que tem na hora de metabolizar os açúcares e a cenoura, estando o consumo de três porções por dia associado a um menor risco da doença em cerca de 18%.

O suco de romã ajuda a curar os danos celulares, assim como a soja, ingrediente que a ciência ainda está estudando mas que já se tem mostrado eficaz na prevenção da doença.

 

Compartilhe Isso
- Advertisement -