PT discute o “efeito Michel Temer” para as eleições de 2016

Por Redação
4 Min
Everaldo Anunciação defende a maior aproximação do PT com movimentos sociais
Everaldo Anunciação defende a maior aproximação do PT com movimentos sociais

Em meio a uma conjuntura política em que a presidente eleita pelo partido, Dilma Rousseff, responde a um processo de impeachment e está afastada do cargo, o Diretório Estadual do PT abre a discussão, neste sábado, 21, em Salvador, sobre a tática eleitoral que deve adotar nas eleições deste ano.

Continua depois da Promoção

O grande desafio é garantir que o partido, que controla 88 prefeituras, não perca seu espaço de poder, após a ascensão de Michel Temer  à presidência da República e de um maior protagonismo da oposição, representada pelo PMDB, PSDB e DEM.

O encontro, que acontece a partir das 9 horas no sede da UPB (União dos Municípios da Bahia), no CAB, terá a presença do ex-ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, que fará uma análise do atual quadro político nacional.

Cumprindo quarentena (afastamento do cargo por seis meses, porém recebendo salário integral de R$ 30,9 mil), o ex-ministro, que foi governador da Bahia, está auxiliando Dilma na sua defesa do impeachment.

Continua depois da Promoção

Longe de golpistas

Nas estratégias já definidas pelo PT, em relação às eleições municipais de outubro,  estão a manutenção da política de aliança com os partidos que são da base do governador  de Rui Costa (PT) - entre os quais PCdoB, PSD, PP, PSB e PDT - e uma maior aproximação com os movimentos sociais e o que a resolução aprovada pelo Diretório Nacional, na terça-feira, em Brasília, chama de "partidos populares".

Este será um dos pontos cruciais, segundo destacou o presidente da sigla na Bahia, Everaldo Anunciação, para o PT defender o legado das políticas sociais construído nos últimos 13 anos e, também, de preservar o seu capital eleitoral.

"Já há uma manifestação dos movimentos sociais locais contra o governo  golpista de Temer e isso acaba fortalecendo a relação do PT com esses segmentos e os nossos pré-candidatos", afirmou Anunciação. "

Outra questão fechada é que o partido não fará aliança com candidatos que tenham publicamente manifestado apoio ao impeachment da presidente Dilma.

Isso significa que em pelo menos seis municípios baianos, onde o PT se aliou com o PMDB nas eleições de 2012, as alianças não se repetirão este ano.

É o caso de Coité, onde o prefeito Assis (PT) tem como vice Alex da Piatã (PMDB), e de Milagres, em que o PT apoiou a candidatura de Marcos Queiroz, do PMDB, que não foi eleito.

Sem considerar que Dilma saiu do governo com elevada rejeição popular e deixou uma grave crise econômica, Everaldo Anunciação entende que o PT não pode se juntar a quem foi contra "a melhor experiência de governo" no Brasil e que, em poucos dias de gestão  está "destruindo as conquistas sociais em várias frentes".

O partido, que nesta sexta-feira, 20, reuniu os presidentes das 35 maiores cidades da Bahia, já definiu candidato em dez cidades, exceto Salvador, cujo nome será anunciado na primeira semana de junho. Disputam o ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, o vereador Gilmar Santiago, e o deputado federal Valmir Assunção.

Os municípios com pré-candidaturas aprovadas são:  Camaçari, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Itanhém, Ilhéus, Feira de Santana, Lauro de Freitas,  Alagoinhas,  Cruz das Almas e Candeias.

Compartilhe Isso
- Advertisement -